10 Passos para a API Economy

10 Passos para a API Economy

Os negócios modernos estão, todos, se tornando negócios digitais, governados por software.

 

As empresas tornam-se cada vez mais “software enabled enterprises”. O que é a Airbnb, que está afetando a indústria hoteleira? O que é o Uber, que revoluciona a velha indústria de táxis? Empresas de software! O que isto significa? Que questões tecnológicas antes restritas ao hermético mundo dos profissionais de tecnologia e do setor de TI devem ser debatidos, sem tecnicismos, com os CEOs e demais C-levels das empresas. E o CIO tem, caso queira, um papel preponderante a assumir neste movimento.

Entra em cena o conceito de API (Application Program Interface). APIs não são meras questões de tecnologia. São questões de negócio. APIs  são o centro do que podemos chamar “API Economy”  que pode ser definida como:

“all commerce generated by the business of providing, consuming, integrating, and adding value to data (and thus often to products and services) via application program interfaces (APIs) that create economic value”.

Chamo a atenção para as palavras comercial e valor econômico. Negócios por definição. A “API Economy” não está restrita as empresas do mundo da Internet mas a todos os negócios.

O API Economy Summit vai debater este assunto em profundidade. O tema está bem aquecido e já é considerado estratégico para as empresas na nova economia. Um bom exemplo da sua importância é a frase de Paolo Malinverno, VP de pesquisas do Gartner:

“We are building a digital society in which the virtual world and the physical world merge, and in which everyone and everything is connected.  We already live in an API economy where CIOs must look beyond APIs as technology and instead build their company’s business models, digital strategies and ecosystems on them.”.

O Gartner lista 10 passos para uma empesa entrar na API Economy:

O link para o artigo “10 Steps to the API Economy” está em https://www.gartner.com/smarterwithgartner/the-road-to-the-api-economy/ .

 

Equipe API Economy Summit

Tags:, , , , ,

apielsummit

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *